Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor alerta: 5 doenças masculinas mais comuns para ficar de olho

Hipolabor alerta: 5 doenças masculinas mais comuns para ficar de olho

A saúde é um tema que está sempre em pauta e que merece nossa atenção diariamente.

Por conta da grande preocupação com a carreira e o estilo de vida corrido nos grandes centros urbanos, cada vez mais pessoas manifestam doenças precocemente. Por isso, é essencial conhecer as doenças masculinas mais comuns para ficar de olho.

Em geral, os homens costumam ser mais relapsos com a saúde, postergando os cuidados com o próprio organismo. Como se não bastasse, existem algumas patologias que apresentam maior predominância entre indivíduos do sexo masculino.

Quer descobrir quais são elas? Veja a seguir as principais doenças masculinas que listamos aqui:

1. Infarto agudo do miocárdio

O infarto agudo do miocárdio é, definitivamente, uma das doenças masculinas mais comuns para ficar de olho.

Embora ela ocorra em ambos os sexos, os médicos já sabem que há uma predominância entre os homens, especialmente por conta de hábitos de vida e também do pouco cuidado com os exames preventivos.

A principal característica desse mal é a presença de aterosclerose, que é o acúmulo de placas de gorduras nas artérias que ocorre ao longo dos anos, impedindo a passagem do sangue.

Os fatores para isso são o sedentarismo, a obesidade, o tabagismo, a hipertensão e o consumo excessivo de álcool.

2. Acidente vascular cerebral

O acidente vascular cerebral, também conhecido como AVC, é outra doença que tem como origem um problema no sistema circulatório.

Ele pode ocorrer tanto pelo rompimento de algum vaso quanto pelo seu entupimento, também ocorrido por conta do acúmulo de placas ateroscleróticas.

Um fator de risco para esse mal é a hipertensão arterial, outra situação muito corriqueira entre os homens, especialmente por conta do estresse no trabalho ou de hábitos como tabagismo, sedentarismo e má alimentação.

3. Depressão também está entre as doenças masculinas

Muitas pessoas sequer compreendem a depressão como uma patologia, mas o fato é que ela também é uma das doenças masculinas mais comuns.

Sua causa orgânica, em linhas gerais, envolve uma falha na produção ou recaptação dos neurotransmissores, o que acaba afetando negativamente a química cerebral.

Como os homens tendem a ser mais orgulhosos e postergam a procura por tratamento, é comum que esse mal se manifeste mesmo que as pessoas ao redor não percebam.

Estima-se também que o álcool seja responsável por boa parte dos casos de episódio depressivo maior.

4. Câncer de pulmão

O câncer de pulmão é uma doença que tem relação direta com o tabagismo, e as taxas de fumantes são bem maiores entre os homens do que entre as mulheres no Brasil.

As substâncias químicas presentes no cigarro são diretamente responsáveis pelo surgimento da absoluta maioria dos casos.

O interessante é que essa é uma causa de morte completamente evitável, mas que não parece diminuir significativamente com o passar dos anos, apesar de inúmeras proibições de comercialização e das campanhas governamentais em torno dos malefícios desse vício.

5. Câncer de próstata

A próstata é uma glândula que só está presente no sexo masculino e o seu câncer é o tipo de tumor mais comum nos homens após os 50 anos. A incidência vem aumentando nas últimas décadas e há um componente genético muito importante no surgimento desse mal.

O mais preocupante é que essa é uma doença sem sintomas na fase inicial. Além disso, sua prevenção se dá por meio do exame de toque, que ainda sofre muita resistência por questões de preconceito e pouco conhecimento sobre o tema.

Agora que você já sabe quais são as principais doenças masculinas para ficar de olho, que tal continuar cuidando bem da sua saúde? Assine gratuitamente a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.