Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor ensina: como identificar uma receita falsa

Hipolabor ensina: como identificar uma receita falsa

Muitos medicamentos precisam de receitas para poderem ser vendidos ao consumidor. As prescrições são a garantia de que o remédio é o mais indicado para a situação daquele paciente e também de que ele o passou por uma avaliação médica adequada.

Porém, muitas pessoas têm acesso a receitas falsificadas, fornecidas sem nenhum tipo de consulta médica, o que coloca em risco a saúde e a vida delas. Diante disso, saber detectar e barrar este tipo de prescrições clonadas é essencial e garante a segurança do consumidor. Quer saber como identificar uma receita falsa? Continue com a leitura!

Como ocorre a falsificação

Não é incomum ver vendedores ambulantes oferecendo receitas falsas de remédios ou atestados médicos fraudados em plena luz do dia nas ruas. Também é possível comprar os papéis em consultórios médicos irregulares ou até pela internet.

O processo ocorre quando os criminosos conseguem ter acesso ao nome completo e CRM de um médico, possibilitando a fabricação de carimbos profissionais, o que viabiliza a formatação destes documentos clonados. Impressoras caseiras ou gráficas clandestinas terminam o trabalho. Normalmente os falsificadores possuem nenhuma ou pouquíssima formação na área e não estão credenciadas em nenhum tipo de órgão regulador.

Profissionais corruptos ou irregulares também recorrem à prática para aumentar seus ganhos monetários. É o caso de médicos que não têm a prática legalizada ou de curandeiros charlatões.

A qualidade do documento ilegal varia de muito ruim a cópias muito fiéis dos originais. Neste caso, a detecção da fraude se torna muito difícil.

Os medicamentos mais desejados

Os remédios que têm receitas mais falsificadas são aqueles que possuem controle rígido de sua oferta. Normalmente, são drogas que necessitam de grande cuidado na administração e qualquer possível usuário necessita de avaliações médicas criteriosas. Entre os medicamentos mais visados pela população estão:

  • Psicotrópicos (benzodiazepínicos, ansiolíticos, entre outros): podem ter efeitos colaterais graves no sistema nervoso central.
  • Moduladores do apetite: buscados por pessoas que desejam emagrecer rapidamente. O uso excessivo da droga pode levar à morte.
  • Anabolizantes hormonais: muito comuns no mercado negro de academias, são desejados por quem quer ganhar massa muscular rapidamente.

Como identificar uma receita falsa

Os farmacêuticos devem estar atentos aos detalhes específicos de uma receita para garantir a procedência e a legitimidade dela. A linguagem utilizada, a terminologia correta, o nome e a forma de apresentação do medicamento, assim como as informações completas do paciente e do médico prescritor podem diferenciar uma receita verdadeira de uma falsa.

Outras características que merecem atenção: a qualidade da tinta do carimbo, as marcas oficiais relativas à Unidade Federativa e ao Conselho Regional de Medicina do local onde a receita foi impressa, a data de emissão, assinatura e endereço completo do médico.

Caso algum destes detalhes não esteja em ordem, o farmacêutico não deve permitir a compra do medicamento e deve orientar o consumidor a retornar ao médico para esclarecer os detalhes que faltam ou alertá-lo dos riscos de utilizar remédios inadequados.

O que fazer quando se deparar com uma receita falsificada

Caso uma fraude seja constatada, a polícia e unidade de agência sanitária locais devem ser avisadas imediatamente. Estes órgãos investigarão as origens e os diretamente envolvidos na fabricação de receitas fraudulentas.

Este tipo de controle garante a segurança na oferta de remédios de uma comunidade, assegurando que todos que utilizem medicamentos o façam corretamente, melhorando a saúde da população em geral.

Gostou de saber como identificar uma receita falsa? Assine nossa newsletter e fique por dentro de mais informações do mundo da saúde! Confira também o nosso post “Quais são os prejuízos de tomar remédios falsificados?”.

 

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.