Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Vacina contra o HPV é estendida a meninos de 12 e 13 anos

A partir deste ano, o Ministério da Saúde vai disponibilizar a vacina contra o vírus do Papiloma Humano (HPV) para meninos de 12 e 13 anos. Até então, a vacinação gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) contemplava apenas meninas entre 9 e 13 anos. A mudança está valendo a partir deste mês e, com a medida, o Brasil passa a integrar o grupo dos sete países que estenderam a prevenção para a população masculina. A meta do governo é imunizar 3,6 milhões de meninos em 2017 e, até 2020, ampliar a cobertura à faixa etária de 9 a 13 anos.

Atualmente, estima-se que metade dos homens do planeta esteja infectada com o HPV, ainda que não apresente sintomas. No público feminino, a projeção é de que entre 25% e 50% também esteja contaminado, o que gera um cenário preocupante. Por ano, 685,4 mil brasileiros sexualmente ativos são infectados pelo vírus, que origina diversos tumores.

A vacina vai proteger os meninos contra o câncer de pênis, ânus e garganta, além de ser uma segunda oportunidade para a mulher se proteger, uma vez que é geralmente o homem que a contamina. Além dessa iniciativa, o Ministério da Saúde anunciou que as adolescentes de 14 anos ainda não imunizadas ou que não completaram as duas doses indicadas – são cerca de 500 mil – também podem tomar a vacina gratuitamente nos postos de saúde. Tanto elas quanto eles têm que tomar as duas doses, em um intervalo de seis meses. Saiba mais no portal do Ministério da Saúde.

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.