Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Bronquite: saiba mais sobre a doença

A tosse e a dificuldade de respirar são sinais de bronquite. A doença é uma inflamação dos brônquios, que são tubos que levam ar para dentro dos pulmões. Existem dois tipos da doença: a crônica e a aguda, que, apesar de terem sintomas comuns, são distintas e necessitam de tratamentos diferentes.

A bronquite aguda começa de repente e dura de cinco dias a quatro semanas. A inflamação é de origem infecciosa (vírus ou germes, por exemplo). A doença é mais frequente no inverno e em crianças. Seus principais sintomas são tosse, falta de ar ou dificuldade para respirar, chiado no peito, febre ou mal-estar.

Já a bronquite crônica é caracterizada pela inflamação contínua dos brônquios, com perda progressiva da função pulmonar. Tosse produtiva crônica, escarro, falta de ar ou dificuldade para respirar e fraqueza são alguns de seus principais sintomas, que são mais intensos durante a noite, ao acordar e na atividade física.

 

Dicas para prevenção

– Vacine-se contra a gripe.

– Lave as mãos corretamente.

– Não fume.

– Se você trabalha com poeiras ou outras substâncias tóxicas, use sempre máscaras de proteção.

– Pratique atividade física regular.

 

Para saber mais sobre o assunto, como formas de tratamento e diagnóstico, acesse a matéria completa na coluna Viva Bem do Portal UOL.

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.