Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Março é o mês de monitorar a saúde do intestino

A principal campanha de saúde deste mês usa a cor azul marinho, simbolizando a vida para chamar atenção da sociedade para o câncer colorretal, que é um dos mais comuns e que mais mata no Brasil e no exterior. Ressaltando a parceria “Médico e Paciente, Parceria que Salva!”, para salvar a vida de quem descobre a doença.

A campanha Março Azul se originou nos EUA e, com o passar dos anos, outros países também aderiram. No Brasil, a iniciativa ganhou força em 2020, liderada principalmente pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed), a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) e a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG).

A campanha é fundamental, porque esse tipo de câncer é altamente prevenível, porém silencioso. Mais de 90% dos casos podem ser curados se forem diagnosticados a tempo. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) para o triênio de 2023/2025, o Brasil registrará cerca de 45 mil novos casos por ano. Março Azul deste ano conta com uma ação especial no Pará, que levará testes de triagem de sangue oculto para cerca de 7 mil pessoas.

A Hipolabor apoia o Março Azul! Siga o perfil oficial da campanha no instagram @campanhamarcoazul e se cuide!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.