5 dicas para atender clientes idosos

5 dicas para atender clientes idosos

Atender bem é uma das principais qualidades de um bom prestador de serviço. Quando o assunto é o atendimento ao público de terceira idade, tudo fica ainda mais sério: atender clientes idosos exige algumas características que devem ser colocadas em prática para que você possa se destacar na profissão e deixar o consumidor satisfeito.

É muito importante saber atender cada tipo de público de acordo com o perfil e, com os mais velhos, não é diferente. Fatores como simpatia e paciência contam muito nesse momento, assim como outras habilidades que devem ser desenvolvidas para atender bem esse nicho.

Pensando nisso, no post de hoje, separamos 5 dicas essenciais para ajudar você a saber como atender clientes idosos da melhor maneira possível. Acompanhe!

1. Seja gentil

É importante lembrar que os problemas pessoais precisam ficar do lado de fora de onde você trabalha. Nessa perspectiva, é preciso ser gentil e simpático com os clientes, principalmente os idosos. Dê as boas-vindas, pergunte como ele está e do que está precisando naquele momento, sempre mostrando-se solícito.

2. Atenda o mais rápido que puder

Idosos têm prioridade no atendimento. Se você notar que alguém da terceira idade entrou no estabelecimento, termine o atendimento que você estiver fazendo e, logo em seguida, atenda o cliente preferencial. Ou peça para algum outro funcionário realizar o atendimento prontamente.

Alguns idosos podem ter dificuldade para ficar em pé, caminhar ou, até mesmo, sentir algum desconforto devido a alguma doença. Por isso, faz parte de um bom atendimento ser empático e servi-los o quanto antes.

3. Dê atenção a tudo e demonstre boa vontade

É comum que, durante o atendimento, os idosos gostem de conversar sobre amenidades ou contar alguma história. Nesses momentos, não custa nada ser “todo ouvidos” e dar a atenção que eles necessitam: converse, esteja atento ao que eles falam e demonstre sempre boa vontade ao atendê-los.

4. Tenha muita paciência

Dificuldades para falar e, principalmente, para ouvir estão entre as deficiências mais comuns entre os idosos. Além disso, você pode se deparar com problemas como esquecimento, demora na resposta, entre outras situações atípicas. Nesses casos, é importante ter muita paciência. Espere o tempo do idoso, deixe claro que você está ali para atendê-lo e faça perguntas que possam ajudá-lo a falar ou a se lembrar do que ele precisa.

5. Use uma linguagem fácil e explique tudo muito bem

Cuidado com as palavras: enquanto um cliente jovem pode ouvir tudo e, se não entender, pesquisar rapidamente na internet sobre o que você informou, o idoso já pode não ter essa rapidez e habilidade. Fale de maneira clara e em tom adequado, reforçando, em seguida, se ele entendeu tudo. Se for o caso, escreva em um papel qualquer orientação que precise ser levada em consideração, para que ele possa se lembrar depois.

Como você pôde observar, a paciência, a empatia e o respeito com a terceira idade são os pilares de um bom atendimento. Esteja sempre ciente de que os idosos também merecem respeito e que é preciso ter educação e orgulho dessa geração, pois todos, um dia, chegarão a essa etapa da vida. Além do fator humanidade, tratar os idosos como eles merecem vai fazer você se destacar na sua função, o que é bastante relevante para a evolução da sua carreira.

E você, tem mais alguma dica interessante para atender clientes idosos? Aproveite e compartilhe-a com a gente nos comentários!

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