Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor ensina: como evitar a formação de foco de mosquito

Hipolabor ensina: como evitar a formação de foco de mosquito

O Aedes Aegypti é um mosquito que vem causando transtornos em todo o mundo, devido a sua capacidade de transmitir a dengue, zika e chikungunya. É preto com manchas brancas no corpo e nas pernas e possui versatilidade na escolha de seus criadouros, dificultando o controle sobre ele. Além disso, seus ovos são extremamente resistentes, podendo sobreviver por vários meses antes de encontrar condições propícias para se desenvolver.

Por isso, é importante que se evite a formação de foco de mosquito! Para lhe ajudar, vamos citar neste artigo alguns cuidados necessários para evitar que o local esteja propício para a criação do Aedes e como eliminar os criadouros. Saiba mais!

Em quais ambientes o mosquito Aedes Aegypti pode se reproduzir?

Como foi dito, o mosquito possui uma grande versatilidade para escolher os locais para colocar seus ovos. Em geral, é preciso somente que a água esteja parada e limpa ou pouco poluída. Com isso, diversos locais passam a ser potenciais criadouros do Aedes Aegypti, como: vasos de plantas, potes de água de animais domésticos, garrafas pet que possuem uma quantidade de água em seu interior — mesmo que seja mínima, vasos sanitários que são pouco utilizados e não possuem tampa, calhas e sacos de lixo, pneus velhos e ralos entupidos, entre outros.

Quais os cuidados se deve tomar para evitar a formação de foco de mosquito?

Existem inúmeros métodos de prevenção para evitar que um local se torne criadouro do Aedes Aegypti. É preciso deixar claro que a reprodução do mosquito é rápida, dentro de 5 dias a larva já estará pronta para voar e fazer a contaminação. Entre os cuidados necessários podemos citar:

  • Evitar deixar água acumulada em recipientes, pneus, garrafas, calhas, ralos, entre outros;
  • Limpar as caixas de água com frequência e deixá-las sempre tampadas – deve-se ter o mesmo cuidado com poços artesianos e reservatórios de água;
  • Trocar diariamente a água das vasilhas dos animais;
  • A água das piscinas deve receber tratamento com cloro e não se deve desativá-las antes que toda a água seja retirada;
  • Garrafas e recipientes que podem acumular água em seu interior devem ser armazenados em locais cobertos e de cabeça para baixo;
  • Manter a lata de lixo sempre fechada e protegida da chuva;
  • Inspecionar com frequência plantas que podem acumular água, como as bromélias. É recomendado regar esse tipo de planta com água e água sanitária, evitando que ela se torne criadouro para o mosquito.

Como eliminar locais que são propensos à formação de focos de mosquito?

A principal medida é a precaução! Como a reprodução do mosquito é rápida e seus criadouros são locais fáceis de serem encontrados, a proliferação do mosquito é elevada e difícil de ser controlada. Por isso, é preciso que todos se conscientizem e façam o combate ao mosquito!

Se você localizou algum foco de mosquito, elimine toda a água imediatamente. Além disso, lave o local com sabão e água sanitária, sempre que possível. Também é recomendado comunicar um agente público, para que ele tome as devidas precauções.

Combater o Aedes Aegypti é fácil e deve ser feito por toda a população. Assim, será possível eliminar o foco de mosquito, evitar sua reprodução e disseminação de doenças causadas por ele!

Possui mais alguma dúvida ou recomendação sobre o assunto? Então compartilhe com a gente aqui nos comentários!

 

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.