Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor alerta: conheça as 5 doenças comuns na adolescência

Hipolabor alerta: conheça as 5 doenças comuns na adolescência

A adolescência é uma fase de grandes mudanças, tanto no aspecto psicológico quanto no físico. Afinal, pode ser difícil lidar com tantas alterações no corpo e descobertas a cada dia.

O jovem nessa época enfrenta um turbilhão de emoções e entra em questões antes não conhecidas, como o ato sexual ou a menarca — primeira menstruação da mulher.

E muitos acreditam que, por serem novos, nada pode dar errado. Mas não é bem assim que as coisas funcionam. Por isso, é importante saber quais as enfermidades que mais surgem neste período da vida.

Conheça as 5 principais doenças na adolescência!

1. Papilomavírus Humano

O HPV é um vírus que afeta as mucosas e a pele, e pode causar lesões percursoras do câncer, como o de garganta, ânus e de colo de útero. Vale citar que este último é associado ao HPV.

A doença é transmitida por meio do contato da pele com a pessoa infectada. Por isso, pode ser considerada como uma doença sexualmente transmissível.

A cada ano, as jovens começam sua vida sexual mais precocemente, e em grande parte dos casos, negligenciam o uso do preservativo, principal método preventivo contra as DSTs.

O tratamento contra a doença é feito com a utilização de medicamentos. O objetivo não é exterminar o vírus, pois não existe um recurso com essa função: é controlar os sintomas e eliminar as lesões na pele provocadas pelo vírus.

A prevenção é sempre o melhor caminho. Para isso, é necessário usar camisinha e tomar a vacina contra o HPV!

2. Hepatites A e B

A transmissão da hepatite A ocorre por meio de água e alimentos prejudicados. Beijo de língua e compartilhar copos — atitudes muito comum entre os adolescentes  — também são responsáveis pela doença. É uma das grandes causas da hepatite fatal, que requer até transplante de fígado.

Já o tipo B é transmitido pelo beijo, por meio do ato sexual, durante o parto ou por contato com sangue, que pode acontecer no dentista ou na manicure. A Hepatite B é 100 vezes mais contagiosa do que a AIDS!

Por isso, os jovens que não foram vacinados na infância contra estas hepatites devem receber a imunização o quanto antes.

3. Coqueluche

Antes, a doença afetava apenas crianças, mas, atualmente, acomete um número cada vez maior de jovens.  Isso porque a imunidade contra o problema por meio da vacinação não dura mais do que uma década e, assim, muitos adolescentes ficam suscetíveis à coqueluche.

Doença respiratória de alto contágio, é conhecida pela sua tosse seca. Transmitida pelo ar no momento em que alguém contagiado tosse, fala ou ri, é provocada por uma bactéria. Ao receber o tratamento precoce, o paciente possui excelentes chances de cura!

4. Depressão

Muito comum nesse período, a depressão é uma das doenças na adolescência que mais merece nossa atenção.

Esta costuma ser uma fase muito complicada, já que os jovens querem se adaptar à uma sociedade exigente quando falamos em aparência e emocional.

Vale lembrar que este é um período em que grande parte deles tem contato pela primeira com bebidas alcoolicas ou drogas e, portanto, ficam com seus sentimentos mais vulneráveis.

5. Obesidade

A ingestão em excesso de alimentos industrializados e de gorduras saturadas está deixando os adolescentes cada vez mais obesos. Sem contar que o sedentarismo tem tomado conta dessa nova geração. A culpa? Televisão e Internet!

A obesidade é uma questão muito séria, já que ela pode levar ao surgimento de diversas doenças, como as do coração.

Praticar atividades físicas e adotar uma dieta balanceada são hábitos que devem ser adotados por todo adolescente. Esta é a melhor maneira de evitar a obesidade e todo transtorno causado por ela.

É muito importante fazer um diagnóstico para que a medicação adequada seja ministrada ao paciente. Portanto, se tiver alguns sintomas de quaisquer umas destas doenças, procure imediatamente seu médico. Ele pedirá alguns exames e recomendará o melhor tratamento para seu caso!

E aí, gostou do nosso artigo sobre as doenças na adolescência? Ainda ficou com alguma dúvida sobre o tema? Então deixe seu comentário para que possamos te ajudar a esclarecê-la!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.