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Gestão de relacionamento com o cliente: 5 erros para não cometer

Gestão de relacionamento com o cliente: 5 erros para não cometer

O cuidado com a imagem é uma das missões mais importantes para a credibilidade de qualquer negócio. Entre os seus principais aspectos está a gestão de relacionamento com o cliente, que, quando bem-feita, favorece as vendas e a fidelização do público.

Afinal, o aumento da concorrência fez com que as pessoas passassem a procurar não só um bom produto ou serviço, mas também uma experiência positiva de compra.

Logo, prestar maior atenção a esse ponto é uma tarefa essencial para evitar erros que prejudiquem o seu sucesso. Quer saber quais são eles? Confira a seguir alguns dos mais comuns!

1. Prometer o que não pode cumprir

Fazer promessas sem saber se você vai conseguir cumpri-las é um tipo de falha imperdoável. O cliente cria aquela expectativa e acaba frustrado e insatisfeito, o que provavelmente vai influenciar de forma negativa na sua decisão de compra no futuro.

Isso costuma acontecer em questões relacionadas a descontos, prazos, brindes etc. Ou seja, se você não puder oferecer determinado benefício ou ainda não sabe se vai conseguir fazer isso, é melhor não prometer nada. Se der tudo certo, surpreender o cliente é uma estratégia muito mais eficaz.

2. Não deixar o cliente à vontade

Uma reclamação corriqueira do atendimento de vários estabelecimentos é a falta de espaço do cliente. Isso não significa necessariamente espaço físico, mas que ele não consegue se sentir à vontade para fazer a sua compra.

É preciso respeitar o tempo de cada um, deixando-os confortáveis para viver aquela situação. Acontece que normalmente ocorre um dos dois extremos: o atendente faz uma pressão muito grande ou acaba sendo displicente ao tentar deixar o cliente à vontade demais.

Um bom serviço de assistência é aquele que está sempre presente e disponível, porém permite que o consumidor fique livre e sem muita perturbação. Inclusive, essa também é uma dica que pode ser empregada para o marketing digital — que de tão excessivo começa a incomodar e afastar as pessoas.

3. Esquecer de trabalhar a fidelização

Se você obteve sucesso na venda, não se esqueça de que a sua jornada ainda não acabou. Trabalhar o pós-venda é extremamente importante para garantir a fidelização do público.

Para isso, tente traçar estratégias de valorização da clientela e, claro, de melhorias internas para que a atração seja cada vez maior. Um bom exemplo é fazer pesquisas de satisfação para identificar quais são os pontos fortes e quais precisam ser aprimorados (e realmente melhorá-los).

Outra estratégia é valorizar cada cliente, fazendo com que ele se sinta único e especial. Oferecer vantagens, lembrar-se dele nas datas relevantes, entre outras táticas, podem ser bastante úteis para gerar essa aproximação e criar um relacionamento sólido — e, consequentemente, aumentar as chances de fidelidade.

4. Ter uma equipe profissional fraca

Não adianta a marca ter um ótimo posicionamento se toda a equipe não reflete isso no momento de atender o consumidor. Por isso, a seleção e o treinamento dos funcionários são quesitos que fazem toda a diferença, especialmente para formar um time capacitado e motivado.

Tudo precisa estar em harmonia para representar os propósitos da empresa. Aliás, por mais que o seu produto seja o melhor do mercado, a cara do seu negócio muitas vezes está no atendente. Não dar o devido valor e atenção a isso é um erro que pode custar muito caro.

5. Não considerar as necessidades de cada cliente

Ainda que você defina um perfil geral do seu público-alvo, lembre-se de que cada cliente é diferente do outro. E, para ter um bom relacionamento com cada um deles, é preciso considerar suas especificidades.

Cada um tem seus gostos e necessidades, o que requer um atendimento personalizado. Uma boa gestão implica justamente ter essa percepção global e individualizada ao mesmo tempo.

Diante disso, uma de suas prioridades deve ser conhecer o perfil de cada um. Quando você passa a conhecê-los melhor, será muito mais fácil atender às suas expectativas.

Seguindo essas sugestões você conseguirá iniciar a melhoria da sua gestão de relacionamento com o cliente, ao menos evitando esse tipo de erro no dia a dia. Assim, suas chances de sucesso certamente serão maiores!

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