4 exercícios para fazer no trabalho e evitar problemas de coluna

4 exercícios para fazer no trabalho e evitar problemas de coluna

Seja qual for a sua profissão, certamente você exerce alguns movimentos repetitivos e que, no futuro, podem trazer consequências para sua saúde física.

Quem trabalha sentado o dia todo, por exemplo, precisa se levantar constantemente e praticar alguns alongamentos e exercícios simples para evitar problemas de coluna.

Para te ajudar na missão de ser mais saudável e prevenir lesões futuras, criamos uma lista com alguns exercícios que você praticar dentro do escritório, prevenindo as dores e estimulando os músculos para mantê-los ativos e saudáveis. Acompanhe:

1. Alivie a dor nas costas e nos ombros

Digitar ou analisar projetos são trabalhos comuns de quem fica sentado o dia todo. Ficar compenetrado em sua função também pode fazer com que a região dos ombros e das costas fique tensa. Para evitar as dores que essa tensão pode causar, existem alguns alongamentos específicos.

Sentado, estique os 2 braços para cima e entrelace os dedos. Permaneça nessa posição por 20 segundos, como se quisesse tocar o teto. Depois, continue nessa posição, mas incline o tronco para a esquerda e para a direita. Volte à posição inicial e permaneça por mais 20 segundos.

Depois, fique em pé e com as pernas minimamente afastadas. Incline o tronco para baixo, como se quisesse tocar os pés, sem dobrar os joelhos. Fique nessa posição durante 30 segundos.

2. Previna-se contra a tendinite

Digitar e mexer no mouse durante o expediente todo pode causar lesões que trazem dores e desconfortos para o resto da vida, como a tendinite. Para evitar esse tipo de inflamação, alguns exercícios específicos são recomendados.

Sentado ou em pé, estique 1 dos braços, passando-o em frente ao peito. Com o outro braço, feche a mão e segure o antebraço do membro esticado durante 30 segundos. Troque e realize a mesma posição com o outro braço.

Em seguida, estenda 1 braço com a palma da mão virada para frente e segure-a com a outra mão. Fique por 30 segundos e troque. Depois, com a palma da mão virada para você e os dedos para baixo, segure com a outra mão. Fique por 30 segundos e troque.

3. Melhore a circulação das pernas

Outro problema frequente em quem fica muito tempo sentado é a falta de circulação nas pernas. Tente levantar a cada 1 hora e ficar em pé por, pelo menos, 10 minutos. Dê uma caminhada, vá tomar um café ou apenas se levante.

Além disso, para melhorar a circulação, junte os pés e dobre 1 das pernas, segurando o pé para trás. Fique nessa posição por 30 segundos e troque.

4. Alongue pernas, braços e coluna

Um exercício simples também é capaz de alongar o corpo todo, revitalizando os músculos e colocando-os no lugar. Além disso, ao alongar-se, você “acorda” seu corpo, tira as tensões das áreas mais críticas e até ficar mais energizado para voltar ao trabalho.

Se seu dia estiver muito corrido, faça esse exercício simples: sentado, tire os pés do chão e estique-os para frente. Faça o mesmo com seus braços, esticando todo seu corpo à sua frente. Fique por 20 segundos e repita.

Os exercícios citados acima podem ser feitos por qualquer pessoa, seja qual for a posição que ela trabalha. Alongar os músculos do corpo é fundamental para evitar problemas na coluna, lesões, dores e doenças futuras.

Parar por alguns minutos durante o expediente pode significar um bom ganho na saúde, no conforto durante o trabalho e até no seu rendimento. Que tal tentar?

Quer receber mais conteúdos como este e ficar por dentro de todas as novidades? Assine a nossa newsletter!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.