Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Mudanças climáticas e saúde: afinal, existe relação?

Mudanças climáticas e saúde: afinal, existe relação?

As mudanças climáticas ocorrem durante todo o ano em conformidade com as estações, mas também de acordo com as regiões ao redor do mundo. Além disso, o homem vem afetando cada vez mais o meio ambiente e, com isso, alterando as temperaturas em nosso planeta.

Mas você sabe qual é a relação entre mudanças climáticas e saúde? Afinal, o ambiente em que vivemos está em constante associação com o nosso corpo e afeta diretamente o nosso organismo.

Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe com a gente!

As mudanças climáticas e sua relação com a saúde

As mudanças climáticas globais foram iniciadas a partir da Revolução Industrial, quando as ações que o homem passou a exercer para a produção de bens materiais foram capazes de alterar o clima. Desde então, a temperatura média da terra já aumentou mais de 1º C.

E isso pode prejudicar a saúde de milhares de pessoas, já que as mudanças climáticas têm impacto direto em nosso corpo, provocando desde uma desidratação a queimaduras solares. Principalmente quando ocorrem fenômenos como as ondas de calor e o frio extremo.

Nos últimos anos, foram várias as ocorrências de ondas de calor, e as pessoas mais vulneráveis, como idosos e crianças, ficaram expostas a temperaturas altíssimas, que levaram, inclusive, a várias mortes por desidratação.

Outras alterações que impactam a nossa saúde são o aumento da poluição do ar e o clima quente e seco de algumas regiões. As vias respiratórias sofrem muito com a falta de lubrificação e o acúmulo de substâncias e toxinas, propiciando o aumento do número de casos de alergia e infecções.

Dicas para proteger sua saúde de acordo com as mudanças climáticas

Ante as mudanças climáticas, devemos tomar alguns cuidados com o nosso corpo, para manter uma alta imunidade e não ficar doente. Isso serve em especial para pessoas mais alérgicas, já que as mudanças de temperatura afetam bastante as vias respiratórias.

Em períodos com baixa umidade relativa do ar, a lubrificação das vias aéreas é reduzida, propiciando infecções e alergias. Portanto, é importante se hidratar bastante, manter o ambiente sempre limpo e arejado, livre de vírus, bactérias e agentes alérgenos.

Ambientes muito fechados propiciam a proliferação de microrganismos causadores de doenças e auxiliam na passagem de infecções de uma pessoa a outra. Procure abrir as janelas e arejar todos os espaços de sua casa.

Tenha mais cuidado em períodos mais frios e com espaços sujos e poluídos, pois, nesses lugares, as bactérias, fungos e vírus encontram o ambiente ideal para se proliferar e contaminar seus hospedeiros.

Mantendo hábitos saudáveis, você consegue deixar o seu corpo sempre preparado para enfrentar todas as mudanças de temperatura. Invista em um tempo para praticar exercícios físicos, coma alimentos naturais e saudáveis e siga as nossas dicas para proteger o seu corpo do frio ou do calor.

E aí, curtiu o nosso texto e aprendeu um pouco mais sobre mudanças climáticas e saúde? Então deixe o seu comentário no post! A sua opinião é muito importante para a produção dos nossos conteúdos!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.