Vendedor externo: como desempenhar bem a função?
Vender é apenas o último desafio enfrentado pelo vendedor externo, sendo quase que um prêmio à persistência, técnicas e características pessoais que o profissional aplica em seu cotidiano.
Para te ajudar a executar bem sua função e facilitar os desafios do dia a dia, vamos dar 5 dicas práticas para suas tarefas de vendedor externo:
1. Otimize seus esforços
Você já deve ter percebido que a organização de sua agenda é fundamental para poder atender bem seus clientes e gerar uma boa impressão para seus potenciais clientes. Afinal, ninguém gosta de esperar, não é mesmo?
Contudo, é importante que ela seja pensada também como uma forma de otimizar o tempo gasto com as atividades de prospecção e reuniões de negociação. Para isso, procure combinar tarefas de desenvolvimento de oportunidades, com a captação de potenciais clientes.
Utilize pesquisas na internet para descobrir novas clínicas, consultórios, hospitais e farmácias próximos aos locais onde os compromissos estão agendados. Anote todas as informações relevantes sobre o cliente, características do bairro onde está localizado ou do público que atende (as pessoas são em sua maioria mais idosas, jovens, mulher ou homens) e defina quais tipos de produto são mais atrativos para iniciar a conversa com os responsáveis pelo negócio.
Fazendo isso, você sempre terá oportunidades caminhando para a compra e novos clientes entrando em sua carteira.
2. Tenha um plano B
Sabe aqueles dias em que o cliente se atrasa ou até cancela a reunião depois de você já estar no local combinado? O que você faz nesses momentos?
Crie um plano B de atividades que podem ser realizadas nesses períodos. Telefone para algum cliente atual, estude sobre técnicas de vendas ou novos produtos, pesquisas na internet sobre potenciais clientes, resposta de e-mails e faça a revisão de seu discurso de vendas.
Essas atividades certamente melhorarão o uso do seu tempo e suas atividades cotidianas.
3. Crie um elevator pitch
A ideia do elevator pitch é ter um pequeno discurso de apresentação que em menos de 2 minutos diga quais são os benefícios de sua empresa e produtos para o cliente, permitindo que a pessoa te dê mais tempo para que você apresente como entrega aqueles benefícios para ela.
Por exemplo: Olá, meu nome é Rafael, sou representante da Hipolabor Farmacêutica que tem ajudado os hospitais X e Y (citar algum cliente conhecido) a reduzirem seus custos em X% com medicamentos, sem abrirem mão da qualidade que um grande laboratório.
O elevator pitch deve conter dados, clientes e marcas mais conhecidas pela pessoa para despertar sua atenção e interesse.
4. Cuide da aparência
Em vendas, sabemos que a aparência é determinante para gerar credibilidade e dar autoridade para o vendedor externo. Além disso, o uso de alguns elementos, como roupas mais formais e camisa branca geram uma empatia, principalmente quando o potencial cliente é médico ou usa o mesmo tipo de roupa.
Por isso, invista em sua aparência para eliminar as barreiras iniciais e gerar melhor acolhida a sua abordagem.
5. Aprenda com os erros
Bons vendedores externos conseguem identificar padrões e replicar as estratégias, técnicas e argumentos que geram os melhores resultados. Também conseguem criar um processo de vendas baseado em etapas e informações chave a serem coletadas para aumentar a taxa de sucesso em vendas e bater mais facilmente as metas.
Logo, analise cuidadosamente quais são as possíveis falhas e erros no seu processo de vendas; crie checklists a serem utilizados na etapa de prospecção, qualificação, desenvolvimento e fechamento de vendas e replique argumentos que funcionaram com determinados perfis de clientes. Dessa forma, você vai eliminar gradativamente os erros!
A dica extra é sempre pensar no uso de aplicativos, sistemas online e tecnologias de baixo custo que ajudem a reduzir as despesas com vendas, otimizar seus esforços, criar rotas inteligentes e medir a taxa de sucesso de cada técnica adotada, como um aplicativo de gestão do relacionamento com clientes, um planejador financeiro e o Waze.
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