Hipolabor explica: causas e sintomas dos distúrbios hormonais

Hipolabor explica: causas e sintomas dos distúrbios hormonais

26As glândulas endócrinas, em conjunto com o sistema nervoso, são as principais responsáveis pela comunicação e controle do corpo do humano. Produzem substâncias químicas (hormônios) que têm a função de gerar efeitos específicos de indução ou inibição de atividades em nossos órgãos. A menor alteração nas glândulas endócrinas pode gerar consequências negativas, por isso é sempre importante estar atento aos sintomas e às mudanças do nosso corpo para identificar o surgimento de distúrbios hormonais.

As glândulas endócrinas são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, regulando funções como o crescimento, os ciclos reprodutivos, os níveis de sal e açúcar no sangue e o fornecimento de energia para nosso corpo. Neste artigo vamos conhecer um pouco mais sobre causas e sintomas dos distúrbios hormonais!

As glândulas endócrinas

Como já foi dito, as glândulas endócrinas são as grandes responsáveis pela produção dos hormônios necessários para a inibição e a indução de atividades em nosso organismo. Algumas delas coordenam funções-chave para nosso corpo, como a hipófise, responsável pela secreção de oito hormônios diferentes.

Entre elas estão a Somatotropina (STH), relacionada ao crescimento, a Mamotropina (LTH), que estimula o crescimento da mama feminina e sua secreção, e a Tirotropina (TSH), que induz a atividade da tireoide, que afeta órgãos como o coração, o cérebro, e fígado e os rins.

O que causa distúrbios hormonais

Distúrbios hormonais podem surgir por diversos fatores, que incluem desde predisposições familiares até aspectos do nosso comportamento, como alimentação, atividades físicas, quantidade de sono e estresse. Por isso, é muito importante conhecer quais são os hormônios que atuam no nosso corpo para identificar previamente o aparecimento de qualquer sinal de alteração.

Os sintomas mais comuns

É essencial identificar distúrbios hormonais no momento em que eles se manifestam, para poder entender suas causas e tratá-las. Por isso, é recomendável ficar atento a alguns sintomas que podem indicar que algum problema está acontecendo com o nosso sistema endócrino. Os mais comuns incluem:

  • Ganho de peso e dificuldade de eliminá-lo, mesmo com atividades físicas;
  • Insônia;
  • Aumento da fome;
  • Fadiga excessiva;
  • Acne e mudanças na pele, como manchas e caroços;
  • Queda de cabelo acima do normal;
  • Unhas quebradiças e manchadas;
  • Mudanças no ciclo menstrual;
  • Variações de humor incomuns.

Tratamento

Ao identificar qualquer um desses sintomas, a recomendação mais importante é procurar um médico. Somente por meio de exames laboratoriais e da análise de sua rotina e histórico é possível identificar a existência de distúrbios hormonais, as causas por trás de cada um deles e o melhor tratamento.

Alguns tipos mais comuns dessa disfunção e que precisam do acompanhamento de um profissional da saúde são o hipo e hipertireoidismo, desequilíbrio de estrogênios e o excesso de cortisol. Embora possa acometer os dois sexos, as mulheres devem ter atenção redobrada a essas situações por apresentarem uma maior incidência da ocorrência dessas condições.

Agora que você já sabe tudo sobre distúrbios hormonais, é importante prestar atenção em seu corpo e ver se não identifica nenhum desses sintomas. Visitas regulares ao médico também são essenciais para garantir a qualidade de vida. Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Não esqueça de deixar o seu comentário!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.