Vitamina C: conheça 5 principais benefícios para o organismo

Vitamina C: conheça 5 principais benefícios para o organismo

Vitamina C, ou ácido ascórbico, é um micronutriente essencial para a manutenção do equilíbrio fisiológico. As indicações clínicas são amplas, e sua principal fonte vem de alimentos como laranja, limão, kiwi, morango, goiaba, brócolis, pimentão amarelo etc.

As pesquisas científicas sobre a participação da vitamina C nos processos metabólicos mostram propriedades acerca da síntese do colágeno, da absorção de ferro e do metabolismo ósseo.

Quer conhecer um pouco mais sobre a influência da vitamina C na fisiologia do organismo? Acompanhe nosso post de hoje e descubra seus benefícios!

1. Auxilia no tratamento do escorbuto

Escorbuto é uma doença causada pela falta de vitamina C, que provoca hemorragias, sangramento gengival e maior propensão ao aparecimento de enfermidades. Sua carência pode ser prejudicial ao desenvolvimento cerebral e ao fortalecimento muscular.

Todavia, a suplementação de ácido ascórbico costuma reverter completamente esses sintomas. Ele deve ser ingerido todos os dias, acompanhado de outros micronutrientes, como as vitaminas A, D, E, K presentes nos alimentos.

2. Combate os efeitos do estresse

Devido à sua propriedade antioxidante, a vitamina C é responsável por diminuir o estresse oxidativo das células. Isso significa que ela impede a formação excessiva de radicas livres, o que leva ao dano celular.

Dessa maneira, o ácido ascórbico tem sido incorporado em formulações farmacêuticas faciais para diminuir o envelhecimento precoce e retardar o aparecimento de linhas de expressão que surgem com a idade.

3. Previne a degeneração macular

A degeneração macular é uma doença ocular que faz os indivíduos perderem gradativamente a visão. A evolução da enfermidade em idosos pode ser prevenida ou retardada por meio da ingestão diária de suplementos antioxidantes contendo ácido ascórbico.

Os resultados de uma pesquisa clínica apontaram que doses elevadas de vitaminas contendo ácido ascórbico, betacaroteno e zinco podem beneficiar o paciente com alto risco de desenvolver essa doença.

4. Protege de doenças cardiovasculares

A suplementação de vitamina C pode beneficiar as funções cardiovasculares e auxiliar na diminuição do colesterol. A alteração no perfil lipídico pode favorecer o fluxo sanguíneo, impedir a formação de coágulos e, com a diminuição de sódio na dieta, melhorar os sintomas do paciente.

Esse benefício foi avaliado em pessoas hipertensas ou com histórico de doenças coronarianas. O mecanismo seria o seguinte: ao reduzir a quantidade de colesterol ruim, a vitamina C impediria a formação do ateroma que estreita a parede do vaso sanguíneo.

5. Reduz a glicemia em diabéticos

Em um estudo clínico, foi comprovado que a suplementação de 1000 mg/dia de vitamina C reduziu a glicose sanguínea em pessoas diabéticas. Esse benefício é muito importante, pois auxilia na manutenção da glicemia e previne as complicações do diabetes. Para os pacientes, esse fator soma-se a mais uma vantagem clínica da vitamina C.

Durante muitos anos, a vitamina C foi indicada para a prevenção de gripe e resfriados. Porém, as recentes pesquisas não mostraram eficácia clínica, o que não justifica sua utilização.

As indicações embasadas cientificamente se referem ao tratamento do escorbuto, à diminuição do estresse oxidativo e à prevenção de doenças cardiovasculares. Seu uso deve ser prescrito pelo médico e orientado pelo farmacêutico.

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