Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Doenças do frio: conheça as 5 mais comuns

Doenças do frio: conheça as 5 mais comuns

Com a chegada do inverno, é comum as pessoas começarem a se preocupar mais com as doenças do frio, que geralmente acontecem nessa época do ano. Tais doenças se proliferam mais facilmente, nessa estação, porque o ar fica mais seco por conta das baixas temperaturas, o que favorece que vírus e bactérias sobrevivam, principalmente em ambientes fechados.

É por esse motivo que alguns cuidados especiais devem ser tomados, principalmente por crianças e idosos, que, em geral, têm um sistema imunológico mais frágil que o de pessoas de outras faixas etárias.

Mas, afinal, quais são as doenças do frio mais comuns e como se prevenir para não ser contaminado por nenhuma delas? Descubra nos tópicos a seguir.

1. Resfriados

Os resfriados são causados por vírus como o rinovírus ou adenovírus e podem ser bastante incômodos, provocando dores de cabeça e na garganta, espirros e coriza, que duram em média 5 dias.

Não há um tratamento específico para curar resfriados e o mais indicado é que sejam utilizados analgésicos e outros paliativos para amenizar as dores, e permanecer em repouso até que os sintomas passem.

2. Rinite

É chamada de rinite alérgica a inflamação da mucosa que reveste o nosso nariz. Desse modo, uma pessoa que tem esse problema pode ter coceiras e coriza quando entra em contato com a poeira, pelos de animais e até mesmo o pólen das plantas.

Por se tratar de uma doença crônica, não existe cura para a rinite, porém alguns medicamentos podem ser receitados para amenizar o incômodo gerado pelos sintomas.

3. Sinusite

Muitas vezes confundida com a rinite, a sinusite é uma inflamação dos seios da face, causando dores na região. Essas dores podem ser ainda mais acentuadas se a pessoa com sinusite também tiver gripe ou resfriado.

Os medicamentos anti-histamínicos e anti-inflamatórios são os mais recomendados para amenizar os sintomas da sinusite. Descongestionantes nasais também podem ser utilizados para amenizar o incômodo.

4. Otite

A otite é uma inflamação do ouvido, causada geralmente por bactérias ou vírus que infectam primeiramente a garganta. Trata-se de uma infecção que pode causar muita dor no local, além de febre e a produção acelerada de secreção.

O uso de analgésicos é sempre recomendado para amenizar a dor, mas também pode ser receitado o uso de antibióticos quando a doença é causada por infecção bacteriana.

5. Asma

A asma é uma doença inflamatória que acomete os pulmões e pode ser potencializada quando o doente também tem o contato com o frio ou a poeira. Os sintomas são tosse, falta de ar e chiados no peito.

O tratamento da asma envolve o uso de medicamentos como corticoides e broncodilatadores, sendo indicado o acompanhamento de um médico pneumologista.

Conhecer as doenças do frio é sempre muito importante para saber como se prevenir e tratar as patologias. No entanto, evite sempre a automedicação e procure a orientação de um médico ou farmacêutico antes de iniciar qualquer tratamento. No que se refere à prevenção, cada uma das doenças citadas apresenta especificidades, mas, de maneira geral, se agasalhar bem, evitar friagem e ter uma alimentação rica em vitaminas são boas formas de se prevenir dessas doenças.

Continue se informando sobre os cuidados com a sua saúde, com o nosso artigo sobre os riscos das compressas de álcool para baixar febres.

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.