Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor explica: doenças comuns em mulheres acima dos 40 anos

Hipolabor explica: doenças comuns em mulheres acima dos 40 anos

À medida que envelhece, o organismo feminino sofre diversas mudanças, o que o deixa mais exposto a novas doenças. Algumas são naturais do envelhecimento do corpo humano e atingem tanto homens quanto mulheres. Outras são ligadas à diminuição brusca dos hormônios sexuais femininos que ocorrem simultaneamente à famosa menopausa. Assim, o corpo da mulher se vê desafiado a lidar com novas condições de equilíbrio e pode acabar adoecendo.

Confira, então, algumas doenças comuns em mulheres acima dos 40 anos!

1. Doenças cardíacas

Para ambos os sexos, o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas aumenta muito após os 40, sendo a principal causa de morte nessa faixa etária. Nas mulheres, esse risco se agrava devido à perda do estrogênio natural, que é um hormônio sexual feminino cuja ausência aumenta os níveis basais de gorduras “ruins” no sangue.

Os níveis de colesterol ruim (LDL) aumentam, ao mesmo tempo em que os níveis do colesterol bom (HDL) diminuem. Além disso, naturalmente, devido ao envelhecimento das artérias e veias, que ficam menos elásticas, há um aumento da pressão arterial. 

Isso expõe as mulheres a um maior risco de surgimento placas e coágulos nas artérias. Como consequência, há uma maior exposição ao infarto, aos acidentes vasculares cerebrais e às embolias.

2. Diabetes

A diabetes é outra doença cujo risco aumenta com a idade tanto em homens quanto em mulheres. Isso ocorre devido às mudanças nos níveis hormonais, a um acúmulo de tecido gorduroso e a uma tendência genética, que levam à resistência do corpo à própria insulina.

O surgimento da diabetes, por outro lado, pode ser prevenido com uma dieta saudável — sem muitos açúcares adicionados (aqueles que não são naturais do alimento) — e com exercícios físicos regulares, aliados a visitas frequentes ao médico para exames de rotina.

3. Osteoporose

A osteoporose é uma condição ligada principalmente à menopausa. Com a diminuição dos hormônios sexuais, o equilíbrio dos níveis de cálcio no sangue se torna mais complicado. Para compensar essa redução, o corpo vai buscar novas fontes de cálcio. Assim, ele retira o cálcio dos ossos e transporta para a corrente sanguínea.

Portanto, no início da menopausa, a mulher pode perder grande parte de sua densidade óssea rapidamente, aumentando o risco de desenvolver osteoporose. Os ossos se tornam frágeis e fracos, sendo facilmente fraturados. Normalmente, as fraturas ocorrem em regiões muito importantes do corpo, como os quadris e a coluna vertebral.

4. Câncer de mama

A partir dos 40 anos, torna-se mais comum o surgimento do câncer de mama em mulheres. Isso se deve principalmente a fatores genéticos e ao estresse celular causado pelo envelhecimento, que se torna mais relevantes com o passar do tempo.

Por essa razão, as mulheres deverão fazer exames de mamografia com maior frequência após os 40. Assim, caso ela desenvolva o câncer, ele pode detectado mais cedo, melhorando, em muito, o prognóstico da mulher.

Envelhecer apresenta diversos desafios em relação à saúde. Por isso, é importante se cuidar para diminuir o risco de determinadas doenças comuns em mulheres. Não deixe de procurar um médico para verificar a necessidade de reposição hormonal, de alguma dieta específica ou qualquer outro tratamento.

Ainda tem alguma dúvida ou alguma preocupação em relação às doenças comuns em mulheres? Comente em nosso post para que possamos lhe ajudar!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.