Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Hipolabor explica: entenda como funciona a identificação de doenças apenas pelo hálito

Hipolabor explica: entenda como funciona a identificação de doenças apenas pelo hálito

Os procedimentos utilizados para identificar doenças estão cada dia mais modernos. Um exemplo disso é a tecnologia utilizada para diagnosticar diversos tipos de doenças apenas pelo hálito.

Isto é possível porque, durante a expiração, o organismo libera compostos orgânicos voláteis que servem como indicadores para determinadas doenças.

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura e veja como isso funciona:

Relação entre o hálito e as doenças

A halitose, também conhecida como mau hálito, não é apenas um indicador de problemas bucais. Na verdade, muitas doenças podem alterar as características do hálito. Veja algumas delas a seguir:

Inflamações bucais

Esses problemas estão relacionados, principalmente, à falta de higiene. Os restos de alimentos que ficam sobre a língua e entre os dentes são fermentados por bactérias, que liberam gases com mau cheiro.

Com o tempo, isso pode desencadear inflamação nas gengivas, que pode evoluir para periodontite, uma doença inflamatória com origem infecciosa nos tecidos de sustentação dos dentes.

Diabetes

O alto índice de glicose no sangue, além de favorecer o aparecimento de infecções, também aumenta a acidez do meio bucal e a viscosidade da saliva, provocando mau hálito.

O hálito é alterado tanto pelo Diabetes tipo 1 quanto pelo tipo 2. A diferença é que o hálito dos pacientes com o tipo 1 apresenta um odor parecido com o de acetona devido à cetoacidose sanguínea, causada pela falta de insulina.

Problemas gastrointestinais

O refluxo causa alterações no hálito devido ao ácido que retorna do estômago para o esôfago. O ácido também pode causar a desmineralização dos dentes, enfraquecendo-os, e favorecer o crescimento de bactérias no ambiente bucal, provocando ainda mais alterações no hálito.

Outros problemas no sistema gastrointestinal que alteram o hálito são a prisão de ventre e o câncer de estômago, pois liberam odores fortes, de acordo com a gravidade do problema.

Doenças respiratórias

Infecções bacterianas nos órgãos do sistema respiratório promovem o acúmulo de catarro nas regiões dos seios paranasais, garganta, boca, traqueia e pulmões. O odor do catarro, somado aos gases eliminados pelas bactérias, alteram fortemente o hálito.

Problemas hepáticos

fígado é o órgão responsável pela absorção e eliminação de diversos tipos de substâncias. O mau funcionamento do fígado pode fazer com que substâncias que deveriam ser excretadas sejam liberadas pelas vias aéreas, alterando as características do hálito.

Inteligência artificial na identificação de doenças pelo hálito

Desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Israel, um bafômetro dotado de inteligência artificial é capaz de identificar 17 tipos diferentes de doenças, analisando os compostos orgânicos voláteis eliminados pela expiração.

O equipamento foi alimentado com dados de amostras de pessoas saudáveis, para possibilitar a comparação com o que havia de diferente no hálito das pessoas doentes. Dessa forma, ele encontrou 13 compostos voláteis que, de acordo com sua quantidade em uma expiração, pode ser o indicador de alguma doença.

Com os testes iniciais, o computador já obteve 86% de acerto na identificação das doenças, porém, o equipamento está sendo aprimorado para ser utilizado com segurança nos diagnósticos médicos.

É importante considerar que, tão importante quanto as inovações tecnológicas para a identificação de doenças, prestar atenção aos sinais que seu corpo emite quando há algum problema é fundamental para procurar ajuda médica na hora certa. E como como você viu neste artigo, o hálito é um bom indicador sobre o estado da sua saúde.

E você, gostou das nossas dicas de hoje? Então compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude seus amigos a cuidarem da saúde!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.