Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Procedimentos de prevenção e combate à Covid-19 são destaque na indústria farmacêutica

 

A indústria farmacêutica Hipolabor —a maior do segmento em Minas Gerais e líder no ranking brasileiro de fabricantes de medicamentos injetáveis— segue atuando com a produção de medicamentos, muitos deles utilizados no tratamento da Covid-19 nas unidades de tratamento intensivo (UTIs) em todo o Brasil. A continuidade das atividades nas unidades fabris, localizadas em Sabará e Montes Claros, e administrativa, em Belo Horizonte, está em linha com as determinações dos governos federal, estadual e municipais, que garantem o funcionamento de indústrias que prestam serviços essenciais.

A Hipolabor produz uma série de medicamentos para uso hospitalar, inclusive anestésicos e relaxantes musculares utilizados no tratamento de pacientes internados. Em função da alta demanda, a empresa antecipou para este mês o início das operações em Montes Claros. O objetivo é ampliar a fabricação de medicamentos para suprir o mercado, que tem sofrido com a falta de sedativos e relaxantes musculares para atendimento aos hospitais.

 

Medidas de prevenção e combate à Covid-19

Para garantir a segurança dos colaboradores, a Hipolabor adota uma série de medidas de prevenção e enfrentamento à Covid-19. Desde o início da pandemia, foi criado o “Comitê de Enfrentamento à Covid-19”, composto por uma equipe multidisciplinar com consultoria especializada em medicina e enfermagem do trabalho e Covid-19. O grupo é responsável por discutir as medidas de prevenção, bem como o afastamento de colaboradores com a suspeita de terem contraído o novo coronavírus e possíveis métodos de testagem para esses colaboradores.

A Hipolabor também adotou medidas para evitar aglomerações nos ambientes internos, como a proibição de reuniões com mais de oito pessoas na sala, devendo-se respeitar o distanciamento mínimo de um metro entre cada participante. Alguns setores, que mantêm um número maior de funcionários, também foram readequados, realocando os colaboradores em outras funções. Para a utilização do refeitório, foi montada uma escala a fim de reduzir a capacidade para 50% dos colaboradores. No refeitório, portaria e sala de uniformes, foram feitas demarcações para que a distância de um metro entre cada pessoa na fila seja reforçada. As mesas do refeitório e das salas de reuniões também foram demarcadas.

A limpeza é outra importante medida no combate à propagação do novo coronavírus. Por isso, a Hipolabor destinou uma equipe de limpeza para realizar a higienização de ambientes comuns, maçanetas, corrimão, portas, banheiros, entre outros. Todos os ambientes da empresa estão equipados com álcool em gel e borrifadores contendo álcool 70%.

A indústria farmacêutica está realizando triagem para medição de temperatura dos colaboradores no início de todos os turnos. Não é permitida a entrada de funcionários com sintomas gripais e de pessoas que integram o grupo de risco. A empresa também tem realizado testes com PCR (exame que detecta o novo coronavírus) em colaboradores com a suspeita de Covid-19. Caso o resultado seja positivo, há a aplicação do teste rápido em todos os demais funcionários que tiveram contato direto com ele. Foram adquiridos equipamentos para prevenção: oxímetro (medição do nível de oxigênio) e termômetro corporal por infravermelho.

Para evitar deslocamentos desnecessários, todas as viagens de colaboradores foram suspensas e, quando imprescindíveis, são utilizados veículos devidamente higienizados. Além disso, foi adotado o “home office” para os colaboradores do setor administrativo.

Outra medida fundamental para a não propagação do vírus é a proteção individual. Por isso, a empresa distribui máscaras, álcool em gel e “face shield” para os colaboradores da empresa, sendo obrigatório o uso durante toda a jornada de trabalho.

Os prestadores de serviço terceirizados têm horário especial para acesso à fábrica. Eles também passam pela triagem, com aferição da temperatura, bem como a obrigatoriedade do uso de máscara. Houve, ainda, a restrição de visita de outros fornecedores.

 

Importância da adoção das medidas de prevenção no dia a dia

Além da adoção das medidas de prevenção nas fábricas e na unidade administrativa, a médica do trabalho da Hipolabor, Maria Guiomar Barbosa de Oliveira Alves, reforça a importância de que sejam tomadas todas as precauções no dia a dia. “A Covid-19 é uma doença extremamente nova, que ainda não tem um tratamento eficaz, nem vacina ou remédios. Em virtude desses fatos, esse é um vírus que se dissemina com muita facilidade e, por isso, precisamos adotar todas as medidas para a prevenção da doença. Todos os cuidados têm de ser seguidos dentro da empresa, mas devem continuar fora também, no dia a dia”, explica.

Entre as principais, a médica cita o uso correto da máscara, lavar as mãos com frequência, o distanciamento social entre as pessoas, não abraçar ou cumprimentar com as mãos e higienizar com álcool em gel ao tocar em superfícies ou na própria máscara. “Enquanto não tivermos uma vacina eficaz, o vírus não vai embora tão cedo. Por isso, precisamos ter todos os cuidados ao sair e chegar em casa também, como deixar o calçado do lado de fora, trocar de roupa e colocá-la pra lavar, e tomar um bom banho”, comenta.

Para identificar possíveis casos na Hipolabor, dra. Guiomar explica que um questionário de avaliação é aplicado aos colaboradores, perguntando se apresentam algum sintoma de Covid-19 —como sintomas gripais, mal-estar, febre, tosse, dor de garganta ou diarreia. “Também há a medição da temperatura. Caso esse colaborador apresente os sintomas, um teste será feito e ele será encaminhado para procurar por um serviço de saúde. Automaticamente, também será afastado de suas atividades e dos colegas, a fim de evitar uma possível contaminação”, declara.

Mais do que nunca, a médica afirma que é necessário ter calma e tranquilidade frente a essa situação. “Muitos dos diagnósticos positivos são resolvidos de maneira simples. Dentro de uma semana a 10 dias de isolamento; não precisa de alarde, mas procurar uma unidade de saúde.” Ela reforça que, independentemente de a pessoa já ter tido a doença ou não, precisa continuar com todas as medidas preventivas, pois ainda não há estudos que comprovam que não se contrai o vírus mais de uma vez. Dra. Guiomar ressalta que pessoas assintomáticas também transmitem o vírus. “Por isso, mais ainda a importância da prevenção, pois um assintomático não sabe se está doente e pode acabar transmitindo para outras pessoas.”

“Temos de ter paciência, calma e não medo, mas respeito com o vírus. Tudo vai passar, mas, enquanto isso, precisamos reinventar a forma de como conduzimos a nossa vida. Caso contrário, a doença não vai acabar. Isso só depende de nós”, afirma dra. Guiomar.

 

EXEMPLOS DE CUIDADOS DURANTE A PANDEMIA:

“Como venho trabalhar de transporte público, adotei diversos cuidados, como o uso de máscara, que é obrigatória. Também mantenho meu álcool em gel na bolsa e, sempre ao tocar em alguma superfície, higienizo as mãos.”

Renata Camilo, auxiliar administrativa do setor de Injetáveis

 

“Venho trabalhar de carro diariamente e, dentro do veículo, tenho sempre álcool em gel, que uso ao entrar e ao sair. Já venho trabalhar de máscara todos os dias. Quando vou fazer alguma compra no supermercado, ao entrar no estabelecimento, higienizo as mãos. Ao chegar em casa, tiro os produtos da sacola, higienizo todos os produtos e deixo sapatos e bolsa do lado de fora. Também tomo banho e higienizo todo o corpo pra, só assim, entrar em contato com os familiares.”

Ana Karoline, auxiliar administrativa da gerência de Produção

 

“Tenho tido muito cuidado no meu dia a dia. Ao sair de casa para trabalhar, sempre utilizo as roupas uma única vez. Eu, minha esposa e meus filhos também estamos tomando os cuidados de não sair nem frequentar ambientes que podem gerar aglomeração. Somente saio para trabalhar. Faço a higienização do meu calçado diariamente e das mãos com álcool em gel. Precisamos contribuir no dia a dia para não gerar contaminação na empresa, que está tomando todos os devidos cuidados para a prevenção.”

Alan Thiago, técnico químico

 

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.