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Confira 3 dicas simples de bem-estar para o seu dia a dia

O estilo de vida moderno, com todo o estresse do trabalho e os problemas tão corriqueiros das grandes cidades, por vezes nos deixa a beira de um colapso nervoso. Não raro, deixamos o nosso próprio bem-estar de lado e colocamos a parte financeira em primeiro plano, em detrimento do que realmente deveria nos importar: a nossa saúde. O resultado disso normalmente é desastroso e compromete de forma perigosa o nosso organismo.

Por achar que mudar demanda tempo e energia, a maioria de nós segue nesse ritmo até que os primeiros sintomas nocivos apareçam. Diagnósticos de síndrome metabólica, obesidade, dislipidemias e resistência à insulina são cada vez mais comuns. Mas será que precisamos chegar a tanto? O fato é que não. Com algumas atitudes simples nós podemos melhorar sensivelmente esse quadro e nos reaproximar do nosso estado ideal. Quer saber quais são elas? Confira a seguir.

Fuja do sedentarismo

O sedentarismo é causa reconhecida de diversos males de saúde dos tempos modernos. A obesidade, síndrome metabólica e até depressão estão ligadas a esse nefasto hábito e é disso tudo que devemos fugir. Não só é essencial praticar um esporte, mas devemos também achar um que nos agrade e seja útil em vários aspectos. O fator lúdico tem participação fundamental no que tange à adesão a um programa de treinos e evita que tenhamos a tentação de faltar.

Quando começamos um programa atlético, o mais difícil é não desistir e derraparmos pelo caminho. Mas quando fazemos algo que nos dá prazer, essa possibilidade fica mais distante, pois iremos desejar a realização de tal prática. Não importa muito se é caminhada, corrida, futebol ou tênis: o essencial é que você se sinta bem ao fazê-la.

Assim, com o passar do tempo, a sua saúde vai melhorar sensivelmente sem que ao menos você perceba isso como um esforço. Mas lembre-se: nada de fazer só nos finais de semana ou dias livres. É preciso um mínimo de três dias semanalmente para obter resultados.

O princípio da pausa vantajosa

Em outros tempos, quem parava no meio de expediente era mal visto ou simplesmente ignorado pelos companheiros de trabalho. O fato é que, após anos de estudos e observação nas grandes empresas, verificou-se que quem dava pausas ficava mais bem disposto e aumentava a sua produtividade. Quando você passa horas em uma atividade, normalmente em posições desconfortáveis ou ambiente competitivo, o seu corpo reage da pior maneira, aumentando a produção de hormônios do estresse, especialmente o cortisol, e deixando a sua musculatura enrijecida.

E aí que entram as pausas, que reduzem esse problema. Levante-se, faça um alongamento, converse com colegas ou vá à cantina. O essencial é quebrar a continuidade do que está fazendo e dar um descanso ao seu corpo. Você notará o ganho em eficácia e chegará ao fim do dia menos cansado.

Tenha uma nutrição adequada

Essa é talvez a dica mais essencial e importante, pois o que você come praticamente dita o seu humor e a sua condição física. Quando você ingere alimentos ricos em nutrientes perniciosos, como gorduras e açúcar, não só está dando um combustível de má qualidade para o seu corpo, mas também dificultando a digestão. O nosso sistema digestório não foi projetado para ingerir esse tipo de refeição e quanto mais nos afastamos dos alimentos naturais, pior fica a nossa situação.

Investir em frutas, legumes e carnes magras não só vai deixá-lo mais saudável, com menores índices de colesterol e glicemia, mas também o dará mais energia e disposição para enfrentar os problemas do dia a dia.

Se preocupar com o próprio bem-estar deve ser prioridade para todas as pessoas. Com algumas alterações simples você atinge um nível muito mais satisfatório de auto-estima e felicidade. Não perca mais tempo e invista no seu principal bem: a sua saúde!

E você, tem alguma outra dica de bem-estar para o dia a dia? Compartilhe conosco através dos comentários abaixo!

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