Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Quer se tornar um farmacêutico de sucesso? 13 dicas para se tornar o melhor!

Quer se tornar um farmacêutico de sucesso? 13 dicas para se tornar o melhor!

Toda vez que pensamos sobre realização pessoal, uma das primeiras coisas que vem a cabeça é como ter êxito na carreira. Tornar-se um farmacêutico de sucesso, vai além da disciplina nos estudos, estágios obrigatórios, trabalho de conclusão e especializações.

Exige um planejamento profissional com o foco em alta performance, para que o profissional se destaque no mercado farmacêutico.

Certamente, não existe uma receita precisa para ser um profissional de sucesso. Para uns está associado a obter uma promoção ou ganhar mais dinheiro, para outros está em contribuir para a sociedade, maior liberdade de criação ou tranquilidade e estabilidade no trabalho. O fato é que o termo é muito amplo, afinal cada um tem sua ambição.

Quer saber mais como ser um farmacêutico de sucesso? Então confira essas 11 valiosas dicas que separamos para ajudar você nessa jornada. Continue a leitura.

1. Planeje sua carreira

Planeje sua carreira

 

Um dos principais pilares para o sucesso profissional é o planejamento. Essa deve ser a primeira atitude que o farmacêutico tem que ter para começar a traçar suas metas e definir a estratégia que seguirá para alcançar seus objetivos. 

Contudo, para começar a desenvolver seu cronograma de objetivos, além de ter um autoconhecimento de suas habilidades o farmacêutico precisa mentalizar onde e quando deseja chegar em sua carreira, no curto, médio e longo prazo. 

O seu plano de carreira ajudará a tornar seus objetivos em metas com prazos bem definidos, facilitando e organizando sua estratégia. Ele serve como um guia para a evoluir profissionalmente, pois através dele você consegue programar seus investimentos para atingir os seus objetivos.

Assim, o planejamento bem estruturado transformará suas aspirações em conquistas palpáveis, um caminho bem definido para seguir. Essa dica vale tanto para quem está iniciando no setor até para quem busca uma recolocação no mercado ou até mesmo para quem deseja mudar de profissão.

2. Especialize-se

Especialize-se

 

Não basta apenas os objetivos estarem estruturados, o farmacêutico também precisa estar atualizado, já que essa é uma área que acompanha a evolução da tecnologia. Isso é observado, por exemplo, na automação da área. 

Contudo, como ficar por dentro de tudo que tem acontecido na indústria farmacêutica? Estudar é, sem dúvidas, a palavra da vez. Uma pós-graduação ou cursos de especialização fazem toda a diferença para ser um profissional mais competitivo. 

Lembrando que o setor oferece uma gama de especializações que ampliam as possibilidades de trabalho. Iniciar um curso rápido, pode ser uma forma de garantir uma certificação que vai agregar bastante conhecimento, além de representar uma evolução no currículo. 

Participar de palestras, workshops, leituras direcionadas dentro da área, também, são ótimos complementos para se atualizar. Ressaltando que a internet é uma ótima alternativa e constantemente disponível para consulta. 

O networking não pode ficar fora, trocar experiências e cases de sucesso com outros profissionais é uma atitude bem relevante para ser um farmacêutico de sucesso. 

3. Observe os profissionais de sucesso

Observe os profissionais de sucesso

 

Sabendo que a troca de vivências é uma ótima oportunidade de aprender mais, observar profissionais de destaque no setor e entender como desenvolvem suas estratégias, planejamento e posicionamentos de equipes é uma dica muito relevante para se inspirar e buscar uma postura mais qualificada.

Sabe aquele profissional que chama a sua atenção? Comece buscando por referências científicas, entenda o que ele tem pesquisado e procure observar a sua trajetória profissional. Se inspire naqueles que venceram obstáculos com estratégia e conquistaram grandes feitos com ética. 

Para o farmacêutico, trabalhar com outros profissionais da área de saúde é uma oportunidade de adaptar suas habilidades, conhecimento e atitudes com o objetivo de prestar serviços de alta qualidade. Para tanto, farmacêuticos, médicos, nutricionistas e outros profissionais de saúde precisam constantemente estar em contato.

Geralmente, esses contatos são feitos em eventos, como congressos e simpósios. Porém, as redes sociais, por exemplo, o LinkedIn, também, mostraram-se eficientes nesse estreitamento de laços e troca entre profissionais. 

4. Cuide da sua imagem

Cuide da sua imagem

 

Inegavelmente, a higiene pessoal no setor farmacêutico é um dos aspectos que mais merecem consideração. Manter os cuidados com a imagem pessoal é sinônimo de credibilidade e confiança que queremos passar. Saúde não combina com negligência. 

Com a preocupação em transmitir uma boa imagem, mostramos o nosso nível de engajamento e respeito com a empresa e com a carreira. A partir do momento que entendemos que estamos em uma vitrine, passamos a cuidar cada vez mais de nós mesmos.

Sendo assim, quando falamos sobre imagem pessoal no trabalho não limitamos apenas ao físico, mas a uma mescla de comportamentos, atitudes, hábitos, postura ética que demonstram o conhecimento que temos. Esses são pontos que garantem uma boa desenvoltura e que geram autoridade para o profissional.

5. Aproveite as oportunidades

Aproveite as oportunidades

 

Certamente, tornar-se um farmacêutico de sucesso depende de vários fatores. Saber identificar e aproveitar oportunidades é um ponto que merece atenção especial. Às vezes, a chance que esperamos está passando despercebida por nós.

Normalmente, isso pode acontecer. A rotina de trabalho na área de saúde é bem estressante e cheia de processos gerenciais e operacionais. Essa preocupação com a rede de protocolos a serem seguidos pode ofuscar a sua percepção em relação às novas oportunidades. 

Uma oportunidade pode aparecer de várias maneiras através de uma indicação, um e-mail com processos seletivos internos, ou alterações no quadro de funcionários que permitam a recolocação profissional.

É preciso ficar atento para não perder nenhuma chance favorável para a carreira. 

6. Siga uma rotina 

Siga uma rotina

 

Existem muitos profissionais que pensam que o dia deveria ter mais horas. Na verdade, isso é uma das dificuldades me ser organizado. 

Criar e seguir uma rotina de trabalho surge como alternativa para auxiliar essa administração das atividades. Não se trata de um esquema enrijecido, que deve ser seguido à risca, mas um formato constituído de tarefas que devem organizadas e categorizadas por ordem de prioridades. 

Observe as demandas que geram mais estresse e comece por elas. Ao seguir essa linha, você consegue continuar sua rotina sem a sensação de que tem um grande problema para ser resolvido naquele dia. 

Lembrando que é preciso tolerância e visão de resultados para não se perder da finalidade, priorizando os meios utilizados.

7. Determine um foco e saiba os objetivos

Determine um foco e saiba os objetivos

 

Saber onde está e para onde quer ir é essencial para se destacar na carreira de farmacêutico. Essa visão ampla ajuda a determinar um foco e saber quais os objetivos devem atingidos, respaldados por um planejamento bem definido.

Os objetivos e metas, nos torna especialistas mais realizados em nossa jornada profissional. Através da execução de cada uma dessas etapas que conseguimos sentir, o verdadeiro gosto e a emoção do sucesso.

Sendo assim, é importante que tenhamos clareza do que queremos alcançar ao longo de nossa carreira e de que maneira vamos fazer para atingir esses objetivos. Mais uma vez, essa missão cabe somente a nós mesmos e a mais ninguém. 

8. Atente para as tendências da área

Atente para as tendências da área

 

Outra dica valiosa é atentar às tendências do setor. O mercado farmacêutico vem expandindo seu portfólio, com destaque para a higiene e beleza. Por outro lado, os medicamentos que não necessitam de prescrição médica vêm mostrando grande representatividade nos percentuais de venda. A área de homeopatia e fitoterapia, também, ganham destaque. 

Seguindo essa tendência, escolas técnicas, universidades e faculdades estão investindo em cursos para farmacêuticos com o objetivo de especializar e formar profissionais para atender essa demanda que cresce na mesma proporção que as inovações.

Como citamos eventos como congressos permitem a troca de experiências entre profissionais, apresentação de novas tecnologias e palestras com conteúdo direcionado. 

9. Goste de trabalho em equipe

Goste de trabalho em equipe

 

Na maioria das empresas as funções são executadas de maneira coletiva. No setor farmacêutico não é diferente, independentemente da área de atuação (indústria, clínica ou em estabelecimentos). Uma equipe multidisciplinar é um conjunto de pessoas com objetivos comuns atuando no cumprimento de metas específicas.

Dessa forma, uma habilidade para se tornar um farmacêutico de sucesso, é gostar de trabalhar em equipe e desenvolver as relações interpessoais. Nesse sentido, existem cursos e leituras direcionadas que auxiliam nesse trabalho em equipe. 

Cada profissional deve buscar desenvolver suas habilidades de comunicação para o trabalho em equipe. Elas serão fundamentais para quem quer crescer na carreira e contribuir com sua parte para o crescimento da organização.

10. Comunicar-se bem

Comunicar-se bem

 

Independente da área que o farmacêutico deseja atuar, a comunicação é responsável pelos resultados e competitividade da empresa junto ao mercado. Ela deve ser clara e objetiva para evitar desencontro de informações ou mensagens incompletas.

Para comunicar-se bem é preciso não ter medo de expor suas idéias,para isso, basta organizá-las e ficar atento para falar de forma a ser compreendido. Vale a pena ressaltar que é importante saber que é o ouvinte para direcionar e ajustar a linguagem de maneira a estar alinhada a cultura organizacional da empresa e ao nível hierárquico. 

Podemos definir, então, que a comunicação é uma ferramenta crucial, ela é um ponto que muitas empresas avaliam ao desenvolver suas avaliações de desempenho. Os cargos mais disputados são aqueles que exigem além da capacidade técnica e proatividade, que o candidato seja um bom interlocutor. 

11. Faça gestão de tempo

Faça gestão de tempo

 

Você já sentiu aquela sensação de ser pouco produtivo? Em nossas atividades diárias, temos listas de afazeres, mas também somos minados por distrações. Para evitar sentir isso e tornar-se um farmacêutico de sucesso é preciso uma gestão eficiente do tempo para cumprir as tarefas que deseja executar.

Comece pelas demandas urgentes e siga para as tarefas indispensáveis do dia. A ideia é que você não se perca ao enxergar tudo que você precisa fazer no dia, mas que você defina uma ordem de prioridades e execute-as com mais estratégia. 

Nessa administração do tempo é importante definir além do trabalho, momentos para cuidar da saúde, por exemplo, exercícios físicos, descanso, lazer e momentos em família. A palavra da vez é equilíbrio. 

Há casos de profissionais que sem um planejamento e gestão de tempo corretos se arrependem de ter valorizado mais o tempo de trabalho do que com pessoas queridas. Com isso, desacelerar pode ser considerado um fator contribuinte à produtividade.  

12. Crie uma rede de relacionamentos

Crie uma rede de relacionamentos

 

Criar uma rede estruturada de contatos e relacionamentos estratégicos é essencial para que o farmacêutico possa alavancar sua carreira. O networking é uma chance de se conectar com profissionais relevantes que contribuam para o desenvolvimento na área.

Um primeiro passo a seguir é saber quem incluir na sua rede fazendo um mapeamento e identificando possibilidades. Essas pessoas serão contatos valiosos e se sentirão seguras para contratar ou indicar você. 

Conecte-se com esses profissionais através do LinkedIn. Essa é uma rede social que ganhou notoriedade no mercado corporativo e vem aproximando profissionais de diversas áreas. 

No entanto, o relacionamento não se trata apenas do contato entre profissionais. Não podemos esquecer dos clientes, os consumidores finais dos produtos farmacêuticos. Garantir um atendimento humanizado e eficiente é o caminho para a construção de uma rede de promotores gratuitos do seu nome. 

13. Desenvolva a criatividade e seja inovador

Desenvolva a criatividade e seja inovador

 

Quando começamos a ler mais sobre desenvolvimento comportamental, passamos a entender que a criatividade não é um talento natural, mas sim uma competência que deve ser trabalhada e estimulada como qualquer outra.  

Utilizamos nossa criatividade o tempo todo, mesmo naqueles momentos em que não percebemos, seja para resolver questões do cotidiano, traçar estratégias ou resolver problemas de trabalho. 

Não tenha medo de sugerir novas perspectivas e novas formas de trabalho. Ser criativo é um grande diferencial que as empresas consideram, isso é sinônimo de inovação. 

Para que as ideias fluam e sua contribuição seja significativa e de grande relevância para se destacar na carreira de farmacêutico, contamos, hoje, com recursos que estimulam nossa criatividade. Por exemplo, ler artigos de interesse, escutar podcasts, fazer brainstorms, assistir filmes e documentários.

Neste artigo, apresentamos apenas algumas dicas para o seu desenvolvimento profissional. O grande erro de alguns profissionais frustrados é acreditar que a palavra sucesso está linkada apenas em medalhas ou grandes salários. Se esquecem que a representação do sucesso é um caminho, às vezes não tão fácil de percorrer, mas que representa lapidação das suas habilidades e competências. 

Gostou do nosso artigo? Quer continuar entendendo qual o caminho para se tornar um farmacêutico de sucesso? Então, não deixe de conferir o nosso e-book sobre Currículo farmacêutico.

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.