Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

Como funciona a manipulação farmacêutica? Descubra aqui!

Como funciona a manipulação farmacêutica? Descubra aqui!

A manipulação farmacêutica é um ramo de atividade que vem crescendo e conquistando espaço no mercado de trabalho. Com o aumento de estabelecimentos, a demanda por manipuladores capacitados vem crescendo na mesma proporção.

Os laboratórios ou farmácias de manipulação se diferenciam das drogarias pelos processos empregados em seus produtos. Eles são artesanais na produção de medicamentos e trabalham com fórmulas personalizadas, que atendem as necessidades específicas de cada paciente. 

Você tem interesse na manipulação farmacêutica? Então, descubra aqui mais informações sobre essa área promissora.

Surgimento das farmácias de manipulação

Surgimento das farmácias de manipulação

 

Na pré-história, o homem procurava a cura para seus males na natureza, obtendo recursos minerais, vegetais e animais. Nos dias atuais, não é tão diferente. A produção é feita da mesma maneira, mas com a utilização de tecnologias que tornam o processo mais rápido e eficaz.

Na Idade Média, o boticário era o responsável por ir à casa dos pacientes, diagnosticá-los e receitar os medicamentos. É o início da farmácia de manipulação como conhecemos hoje. No século XX, mesmo com a indústria moderna em ascensão, a produção de remédios específicos continuou a ser feita por manipuladores.

Ao longo de tantos anos, é possível perceber que o setor evoluiu muito, assim como a medicina de uma maneira geral. No entanto, manteve suas características primordiais, ao contrário da indústria farmacêutica, que se ramificou. Por causa da sua longa tradição e eficiência, as farmácias de manipulação continuarão a ter um papel essencial para a saúde humana.

Especificações e normas exigidas 

Especificações e normas exigidas 

 

As farmácias de manipulação contam com profissionais, técnicas, especificações e equipamentos que garantem a qualidade e a eficiência do que é produzido. Há uma série de normas a serem cumpridas para que o estabelecimento possa funcionar dentro dos critérios da lei federal. As autorizações vêm de órgãos como ANVISA, INMETRO, Conselho Regional de Farmácia, entre outros.

Os principais requisitos que as farmácias magistrais precisam obter para manipular insumos e produzir medicamentos são:

  • os Certificados de Regularidade Técnica;
  • o Registro do Responsável Técnico;
  • a Autorização de Funcionamento dada pela ANVISA;
  • o CNPJ;
  • a Autorização Especial para trabalhar com controlados. 

Além disso, devem passar por análise do Conselho Federal de Farmácia para obter a CRT (Certificado de Regularidade Técnica) e seguir as Boas Práticas de Manipulação.

Dessa forma, há a possibilidade de estabelecer uma relação de confiança entre o estabelecimento e o paciente, buscando um serviço de qualidade, com ética, conhecimento e dedicação. Assim, é possível ser uma maior autoridade no segmento da manipulação farmacêutica.

Cuidados essenciais para a manipulação de medicamentos

Cuidados essenciais para a manipulação de medicamentos

 

Existem várias medidas que devem ser tomadas pelo profissional enquanto ele está no laboratório realizando uma manipulação. Indiscutivelmente, os hábitos de higiene pessoal são os cuidados mais importantes, pois o local de trabalho deve ser uma área asséptica. 

Contudo, a precaução vai muito além. Por exemplo, o uso de perfumes é algo que também deve ser levado em consideração, pois o aroma pode fixar e contaminar uma fórmula. Além disso, o profissional não deve se esquecer dos Equipamentos de Proteção Individual (máscaras, luvas etc.), itens indispensáveis para garantir a qualidade do ambiente.

Caso seja inevitável, o trabalhador deverá sair da área do laboratório e proceder à nova higienização das mãos e troca das luvas, não se esquecendo de trocar a máscara caso tenha tossido ou espirrado.

Por fim, manipuladores com doenças infectocontagiosas ou lesões superficiais não devem permanecer na área dos laboratórios. O ideal é que sejam afastados temporariamente da atividade de produção ou, dependendo da gravidade, do serviço, mediante apresentação de atestado médico.

Vantagens de um medicamento manipulado

Vantagens de um medicamento manipulado

 

A principal vantagem do medicamento manipulado, sem dúvidas, é a sua personalização de acordo com as necessidades do paciente. Ou seja, é feito com base no que realmente a pessoa precisa e deseja. Essa é a grande diferença entre ele e os produtos farmacêuticos produzidos em massa. Outro ponto a favor é a produção diferente para cada situação, promovendo maior aderência ao tratamento.

Economia e preservação do meio ambiente são outras características do produto manipulado. Ele é prescrito na quantidade e na dosagem exatas para o tratamento, evitando desperdícios e o descarte de resíduos que contaminam a natureza.

Ademais, se o medicamento industrializado que o cliente precisa não existir mais na drogaria, a farmácia de manipulação poderá manipular a fórmula para o tratamento. Claro, com a devida prescrição.

Especialização para farmacêuticos

Especialização para farmacêuticos

 

Investir em uma especialização em manipulação farmacêutica pode garantir diversas vantagens, como o crescimento profissional. Isso, consequentemente, gerará melhores salários. A área da farmácia conta com várias opções de cursos técnicos e de pós-graduação. 

Os cursos direcionados ao setor farmacêutico possibilitam que o profissional conheça mais profundamente o assunto, contribua para o desenvolvimento científico e entenda melhor sobre a utilização da farmacoterapia. 

Duas possibilidades que ganharam bastante notoriedade nos últimos anos são a fitoterapia (manipulação de plantas) e a manipulação farmacêutica. Com cenários promissores, ambas as áreas procuram por profissionais especializados. Fazer um curso a respeito traz boas chances de colocação no mercado.

Projeções do mercado de trabalho

Projeções do mercado de trabalho

 

O Brasil é um dos maiores mercados farmacêuticos do mundo, e as projeções para a próxima década são otimistas. Como consequência, haverá maior demanda por mão de obra qualificada

Além disso, muitas pessoas têm buscado manipular seus medicamentos devido aos preços mais acessíveis — quando comparados aos da indústria farmacêutica tradicional. Também há a possibilidade de utilização de fórmulas personalizadas, que atendam as demandas específicas.

Quanto ao piso salarial, as negociações são realizadas pelos sindicatos patronais e dos trabalhadores, sendo o valor final definido em assembleia. Por isso, cada estado tem seu piso salarial, ligado ao número de horas trabalhadas. Geralmente, ele gira em torno de R$ 2.000 a R$ 4.000.

Se você gosta do setor de farmácia, ou já atua nele, essa é uma ótima possibilidade de expansão da sua carreira, pois abrirá novas oportunidades de emprego. Vale destacar que, com a ampliação contínua do setor de farmácias de manipulação, novas vagas estão sendo abertas.

As possibilidades de atuação são muito amplas, mas não é só isso. Muitos profissionais estão sendo atraídos para o setor, devido à possibilidade de crescimento na carreira. Já que, com tempo, dedicação e qualificação, podem se tornar gerentes ou até empreendedores do ramo.

Gostou do artigo sobre manipulação farmacêutica? Aproveite para ler agora sobre as 5 especializações em farmácia!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.