Gripe constante? Descubra como blindar seu sistema imunológico

Gripe constante? Descubra como blindar seu sistema imunológico

A gripe constante é um problema muito comum para muitas pessoas e que atinge não apenas crianças, também adultos em idade economicamente ativa e idosos. Diante dos prejuízos que essa doença pode causar, descobrir como blindar o sistema imunológico pode ser de grande importância.

Além disso, é preciso tomar certos cuidados para que a situação não se complique e prejudique ainda mais a sua saúde e a de quem convive com você, tanto em casa quanto no trabalho. Confira o conteúdo a seguir e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse tema:

O que é a gripe?

A gripe é uma infecção das vias áreas inferiores, que é extremamente comum em praticamente todo o planeta. Seu agente etiológico é o vírus influenza e a principal complicação da patologia é a pneumonia, que é responsável por grande parte das internações hospitalares do pais.

Muitas pessoas confundem esse problema com o resfriado, mas, definitivamente, eles não são a mesma coisa. Embora ambos sejam doenças respiratórias e costumem se resolver espontaneamente, os resfriados são mais leves, só atingem as vias aéreas superiores e são causados por microrganismos diferentes (normalmente o rinovírus).

Sintomas da gripe

Como dissemos, a gripe é uma doença das vias respiratórias baixas e, com isso, causa sintomas típicos desse tipo de doença. Os sintomas podem aparecer de maneira repentina, especialmente com febre de moderada a alta, vermelhidão na região de nariz e olhos, dores de cabeça e difusas pelo corpo, além de cansaço.

A presença de secreção nasal e espirros, obviamente, é muito comum e costuma piorar a partir do quarto dia, no qual pode surgir também uma tosse seca e incômoda. Dores de cabeça e de garganta também podem se manifestar. A sintomatologia pode ser mais severa em pessoas com problemas prévios no sistema imunológico.

Prevenção da gripe

Atuar ativamente para prevenir a gripe é essencial, pois uma pessoa pode adquirir influenza várias vezes ao longo de sua vida, tendo em vista que existem centenas de cepas diferentes do vírus, o que torna impossível adquirir a imunidade permanente de forma natural. Uma alternativa é a vacinação, mais indicada para crianças e idosos.

Todos os anos, com a aproximação do inverno, começamos a verificar um aumento no número de doenças respiratórias. Isso se dá especialmente pela grande permanência em locais fechados e a menor circulação de ar, que torna o contato com secreções contaminadas mais simples. Lavar bem as mãos, evitar aglomerações e abrir as janelas já ajuda bastante.

Tratamento da gripe

Não existe um tratamento especifico para a gripe. As atitudes mais indicadas incluem a adoção de hábitos que reforcem o sistema imunológico, como uma alimentação balanceada e rica em vitamina C.

Em termos de medicamentos, só são empregados aqueles que combatem os sintomas, como antitérmicos para a febre, xaropes para a tosse e analgésicos para as dores pelo corpo. Eles devem ser receitados pelo médico e a automedicação deve ser evitada.

E agora, aprendeu como reforçar o sistema imunológico e evitar a gripe constante? Gostou desse conteúdo? Então não deixe de assinar a nossa newsletter!

banners_10coisas_post

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.