Privacidade e Cookies. Este site utiliza cookies apenas para melhorar sua experiência em navegar em nossas páginas. Ao aceitar nossa Política de Privacidade , você concorda com os termos de uso.

O que podemos aprender com a Ayurveda?

O que podemos aprender com a Ayurveda?

A medicina oriental e suas técnicas milenares vêm ganhando destaque no país. Além de ser uma alternativa para os profissionais de saúde seguirem com as suas carreiras, pessoas das mais diversas regiões estão se tornando adeptas a essas práticas, além de já fazer parte do Sistema Único de Saúde desde o ano de 2006. Entre as técnicas, destaca-se a ciência Ayurveda, também conhecida como medicina Ayurveda ou Ayurvedica, cujo tema vamos abordar neste conteúdo.

A seguir, confira um pouco mais sobre a história da Ayurveda, os seus pilares, para que serve, além de conferir as principais indicações para quem deseja cuidar da saúde. Boa leitura!

Quais os ensinamentos da medicina oriental?

Inicialmente, vamos ressaltar brevemente sobre os ensinamentos da medicina oriental para a vida das pessoas, que devem ser entendidos para que haja uma compreensão mais específica da importância de utilizar essas técnicas.

O primeiro deles está relacionado com a indicação de que os indivíduos devem evitar ficarem expostos a fatores climáticos por um longo período de tempo. De acordo com os ensinamentos, o frio, o vento e o calor em excesso podem provocar sérios danos à saúde, não sendo recomendado andar descalço em chãos muito frios e nem mesmo se expor à chuva, por exemplo.

Além disso, deve-se levar em consideração sobre a importância de esvaziar a mente em tempos livres. Ao fazer o que gosta, não pensar no trabalho e nem mesmo em estudos, como forma de relaxar e ter a oportunidade de curtir aquele período de forma mais positiva.

Praticar exercícios físicos e manter hábitos de higiene são outros pontos a serem ressaltados na medicina chinesa. uma vez que vai provocar o bom funcionamento das artérias, além de auxiliar o trabalho da corrente sanguínea e de trazer melhorias para o humor, justamente pela liberação da endorfina (hormônio responsável por isso).

Por fim, é indicado que as pessoas sempre busquem cultivar bons relacionamentos, uma vez que viver em sociedade permite no desenvolvimento emocional, social e cognitivo. Não se pode esquecer, ainda da necessidade de livrar-se de sentimentos negativos, uma vez que as emoções são sentidas por todas as células de nosso corpo (por essa razão, buscar sempre por ideias positivas é o mais recomendado, pois contribuirá para a saúde como um todo).

O que é a Ayurveda e qual a sua história?

O que é a Ayurveda e qual a sua história?

 

A medicina Ayurveda surgiu na Índia há cerca de 5 mil anos. É tanto tempo, que pesquisadores que se aprofundam no assunto precisam interpretar documentos escritos em sânscrito, uma vez que as informações estão dispostas nesse idioma. É justamente dessa língua que vem a etimologia da palavra Ayurveda. Ayus quer dizer vida, enquanto veda significa conhecimento e ciência. Ou seja, de forma literal, o termo nos remete a um conhecimento sobre a vida.

Da mesma forma como vemos em outros tipos de conhecimentos orientais de cunho natural, a Ayurveda também percebe o corpo-mente-espírito de forma integrada. Dessa forma, de acordo com a própria natureza da ciência, só é possível estabelecer um equilíbrio caso os três atuem de forma positiva, contribuindo mutuamente um para o outro.

É essencial entender esse ponto para que possa analisar a Ayurveda de forma mais eficaz, uma vez que um dos seus principais conceitos está no fato de que precisa ter harmonia entre os três, não bastando apenas o indivíduo estar em boas condições físicas.

A sua origem vem dos vedas, considerada uma das literaturas mais antigas do mundo. Ali, eram feitos qualquer registro de conhecimento que pudesse ser útil para uma parcela da sociedade, desde biologia, até engenharia e astrologia.

Como a Ayurveda é aplicada na prática?

Existem alguns meios utilizados pelas pessoas para a aplicação da Ayurveda. A seguir, selecionamos os principais. Veja!

Terapias

Há terapias que contribuem para a aplicação da Ayurveda. Entre elas, a cromoterapia, ciência que utiliza a luz das mais diversas cores com o objetivo de tratar doenças específicas. Há, ainda, a aromaterapia, que utiliza óleos visando trazer melhorias para o bem-estar físico e para a qualidade de vida da pessoa.

Todas essas práticas trazem melhorias não apenas para o físico de quem as fazem, como também para a energia e até mesmo para o propósito de vida.

Plantas medicinais

Já ouviu falar em fitoterapia? Trata-se do estudo das plantas e da sua aplicação para a cura de doenças. Considerado um dos pilares mais importantes das medicinas orientais, as plantas são utilizadas em formatos de chás, cápsulas, xaropes, entre outros, sendo um método de aplicação da Ayurveda.

Purificações

Novamente caímos no tema sobre a importância de manter o equilíbrio do corpo e da mente. Para que isso ocorra de forma positiva, é necessário que os doshas também estejam nesse estado. No entanto, devido ao cotidiano das pessoas, a pressão observada na rotina de trabalho e também a outros fatores de estresse do dia a dia, nem sempre isso é possível.

Nesse sentido, torna-se necessário passar por purificações. Ou seja, eliminar tudo que não está de acordo em seu corpo, impedindo que haja problemas psíquicos e também externando tudo que provoca mal-estar.

Yoga

A prática da yoga traz inúmeros benefícios para quem já a adotou em sua rotina. Entre eles, destaca-se o alívio de dores corporais, o controle mais preciso da pressão e também dos batimentos cardíacos, oferece melhorias no sono e também traz ganhos para o prazer em contatos íntimos. Destaca-se, também, o fato de que vai melhorar o condicionamento físico, além de permitir noites de sono mais bem-dormidas.

Conforme percebido, todos esses ganhos referem-se a um equilíbrio mais positivo. Além de ser uma das principais técnicas de cura indiana (mesmo origem da Ayurveda), o foco aqui é em trabalhar nas posturas estratégicas, bem como trabalhar a respiração.

Massagens

Realizar técnicas diferentes de massagens traz vantagens parecidas com o Yoga. Além de aliviar tensões e dores musculares, há o controle do estresse e a redução dos níveis de ansiedade. Na medicina Ayurveda, as massagens vão permitir uma melhora na circulação sanguíneas, uma vez que as toxinas são eliminadas e a nutrição aperfeiçoada.

Orientar que essas técnicas sejam feitas com profissionais capacitados é o mais indicado, justamente por terem o entendimento mais preciso sobre o que utilizar para trazer essas vantagens, como ervas e óleos, além das técnicas aprimoradas de manobras corporais.

Quais são os princípios da Ayurveda?

Quais são os princípios da Ayurveda?

 

Para o entendimento mais preciso sobre a prática da Ayurveda, é preciso entender mais detalhadamente sobre os seus princípios e elementos. Para que haja o sucesso dos tratamentos, existe a necessidade de seguir os princípios básicos, como os cinco elementos. De acordo com os ensinamentos orientais, todos os seres vivos e não vivos são constituídos por meio de cinco elementos. Dessa forma, qualquer material e substância encontrados na natureza contribuem para trazer melhorias, bem-estar e melhorar a qualidade de vida.

Além disso, deve-se destacar que a Ayurveda funciona por meio do conceito tridosha. Isso é, composto pela Vata, Pitta e Apha: qualquer desequilíbrio entre eles pode contribuir para o aparecimento de doenças no corpo.

Quais são as principais vantagens da Ayurveda?

Agora que você entende um pouco mais sobre o significado da medicina Ayurveda e o modo como se pratica, chegou o momento de entendermos quais são as suas principais vantagens. Confira!

Contribui para o combate à insônia

Dormir bem contribui significativamente para que haja o equilíbrio entre o corpo e a mente. Por meio de uma boa noite de sono, o indivíduo diminui as chances de desenvolver a ansiedade, aumenta a produtividade no trabalho, bem como consegue ter um controle do apetite de forma mais positiva, fica bem-humorado, além de ativar a memória e estimular o raciocínio.

Por essa razão, buscar por práticas que contribuem nesse sentido torna-se essencial nos dias de hoje, uma vez que trará ganhos para a saúde e também para a rotina de trabalho. No caso da prática da Ayurveda, há o combate à insônia com práticas relativamente simples, como massagem com óleo de coco nas solas dos pés ou até mesmo bebendo leite morno com amêndoas na parte da noite.

Fortalecimento do sistema imunológico

Muitas pessoas buscam por práticas que contribuam para melhorar o sistema imunológico, como o consumo de nutrientes na medida certa, combinar hobbies com exercícios físicos, além de preocupar-se com as relações interpessoais — ou até mesmo tomando um pouco de sol nos horários recomendados.

O que pouca gente sabe é que práticas orientais também contribuem nesse sentido. As massagens da Ayurveda, por exemplo, estimulam os chakras — centros de energia conectados com o corpo — desintoxicando, promovendo o relaxamento, além de fortalecer a imunidade.

Contribui para a beleza de quem o pratica

A definição de beleza é distinta para cada pessoa. No caso da Ayurveda, ela está relacionada não apenas com fatores estéticos externos, como também no modo como a pessoa se relaciona no mundo. Nesse caso, são incluídas nesse conceito a postura, o seu jeito de ser, a sua vitalidade, além de outros tipos de qualidades sutis e particulares.

conforme abordado, para que se atinja esse estágio, existe a necessidade de ir além de uma saúde física, como também conservar o equilíbrio entre a mente e o corpo. Assim, a pessoa consegue desenvolver o autoconhecimento, consegue adotar práticas que proporcionam maior autoconfiança, se tornando um benefício integral de adotar esse estilo de vida.

Melhorias na alimentação

Certamente você já ouviu aquele ditado de que “você é o que você come”. É por meio dessa filosofia que a alimentação é aprimorada, uma vez que ela influencia significativamente para que tenhamos uma vida mais equilibrada.

Quais são as atitudes que podem contribuir para que a sua dieta fique mais saudável? O primeiro ponto a ser destacado está relacionado com o fato de que só é feita quando de fato está com fome. Após uma rotina de higiene, é indicado que tome um café da manhã leve, mas a ingestão de água morna com algumas gotas de limão deve ser a primeira atividade do dia, contribuindo para a ativação do sistema digestório.

Além disso, é recomendado que em sua rotina seja consumido muitos produtos naturais, como legumes, verduras, frutas, óleos de qualidade, leite e especiarias. Deve-se destacar, ainda, que quem segue a prática geralmente dá preferência para produtos locais e orgânicos, o que permite a não ingestão de itens tóxicos, como pesticidas.

Entre indicações para uma alimentação ayurvédica, destaca-se:

  • comer de acordo com o dosha (biótipos)
  • consumir fibras;
  • evitar gorduras saturadas;
  • evitar açúcar refinado;
  • reduzir o consumo de proteína animal;
  • evitar estimulantes fortes, entre outros.

Outros benefícios

Também podem ser considerados benefícios da Ayurveda os seguintes pontos:

  • melhora a circulação sanguínea como um todo;
  • evita a fadiga crônica;
  • diminui os riscos de a pessoa desenvolver problemas respiratórios;
  • combate edemas musculares;
  • evita problemas digestivos.

Quais são os resultados esperados da Ayurveda?

Quais são os resultados esperados da Ayurveda?

 

Devido a uma mudança significativa percebida no dia a dia de quem pratica a Ayurveda, resultados positivos podem ser esperados. Como há uma melhoria na alimentação e também uma preocupação maior em contar com boas noites de sono, as práticas contribuirão para o tratamento de problemas hormonais, digestivos e também inflamatórios.

Conforme explicado, a eliminação de toxinas também permitirão com que as funções do corpo se tornem mais eficazes, o que evita o aparecimento de doenças. Por todos esses ganhos, não existem contraindicações para esses tipos de tratamento.

No entanto, há grupos que podem utilizar dessas práticas para que usufrua das vantagens de forma mais expressiva, como pacientes que estão desenvolvendo quadros de depressão e ansiedade, pessoas que tenham problemas de autoestima, quem apresenta disfunções na pressão arterial, ou até mesmo aqueles que tenham sido diagnosticados com diabetes.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre a medicina Ayurveda, seus conceitos, seus pilares, além das principais vantagens de aplicá-la. Conforme percebido, o entendimento dessas questões permite com que haja o conhecimento das técnicas mais aprimoradas para a aplicação da Ayurveda, além de indicar aquelas mais apropriadas para cada tipo de pessoa. Por essa razão, conhecer as particularidades de cada um é essencial para que haja o sucesso dessa aplicação.

Você deseja entender de que maneira existe a possibilidade de aliar medicina oriental e ocidental? Continue em nosso blog, confira nosso outro conteúdo e entenda como pode ser feita essa união!

Faça seu cadastro e receba tudo por email!

Confira também

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba nossas novidades.